quarta-feira, 29 de junho de 2016

Portfólio Online - Um relato de experiencias

Esta publicação tem como objetivo ser um portfólio das atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2016 no curso de fisioterapia FURB na matéria: Fisioterapia no desenvolvimento motor humano, com a professora Cristiana Roth de Moraes Lenzi.
Estes são relatos de atividades, conceitos pessoais e anotações feitas em sala de aula.

01/03 - Inicio da Aula

Em nossa primeira aula tivemos que escrever "tudo" o que sabíamos sobre desenvolvimento moto humano, nome de teóricos e afins. A  maioria da sala tinha acabado de vir de da matéria do professor Sidirley sobre Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora então não era tão difícil o desafio - EM TESE.
Ao começar escrever percebi o quanto é fácil se perder neste assunto, as ordens das coisas ou quem falou tal coisa, como é fácil confundir Piaget e Vygotsky. Mas ao mesmo tempo isso me despertou para a necessidade de  estarmos sempre relendo e colocando nossos pensamentos em dia a fim de mantermos o que já temos adquirido de conhecimento (não que eu saiba grande coisa). Mas confesso que desenvolvimento humano é algo que chama muito a minha atenção e creio que teremos grandes ganhos com essa matéria.


08- 15/03 - Capitulo 1 e 2 - Compreendendo o desenvolvimento Motor

O começo do estudo do desenvolvimento motor humano se deu por estudiosos e educadores com maior interesse no processo cognitivo e afetivo do desenvolvimento.
Hoje se reconhece que a TAREFA, O INDIVIDUO E O MEIO interferem no desenvolvimento. Estas três palavras mudam o muito o conceito pré existente de desenvolvimento. Porque ele passa a não ser algo que acontece apenas na infância mas no decorrer da vida é o que faz o desenvolvimento poder ser considerado um processo  progressivo ao longo da vida. Faz com que possamos ver o individuo como um todo e não considera-lo apenas por áreas. Não olharmos para o individuo e classifica-lo apenas pela idade que ele tem, mas saber que as oportunidades que temos no nosso dia à dia fazem a diferença nas mudanças que teremos em toda a vida.

A mensagem que eu guardo desta aula é nunca subestime um paciente!

Sobre isso o livro que eu já havia lido e que me trouxe animo ao ver esse tipo de abordagem sendo expressa em autores renomados da atualidade que falam sobre o desenvolvimento motor humano, Gallahue,Ozmun e Goodway nos trazem uma belíssima obra que nos faz possível entendermos esse gradativo crescimento de pensamento e de visão sobre o que é desenvolver-se motoramente.

MÉTODOS DE ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO
 Longitudinal X Transversal

Longitudinal: Explica Alterações de comportamento ao longo do tempo. Estudo longos, os mesmo indivíduos são estudados por um período de 5 à 10 anos.

Transversal: Mede as diferenças relacionadas à idade no comportamento. Coleta simultanea de dados de grupos de pessoas de varias faixas etárias.

Material de apoio:
http://pt.slideshare.net/camilaschmoegel/desenvolvimento-humano-63504796
 http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2010/05/desenvolvimento-motor-presente-passado-e-futuro.pdf
GALLAHUE, David L; OZMUN, John C; GOODWAY, Jackie. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos.7. ed. Porto Alegre : Amgh, 2013. xi, 487 p, il.


15/03 - Diferenças entre Piaget X Vigothsky


É muito interessante ver pensamentos tão semelhantes e tão diferentes.
Piaget: Criança aprende no individual, descobrindo por si só.
Vigothsky: A criança aprende no individual, porém com ajuda e incentivos, estímulos dado à ela.



TEORIA ECOLÓGICA
Ramo dos  sistemas Dinâmicos.
Esther Thelen (1989) - desenvolvimento infantil.
O desenvolvimento não é necessariamente a alterção hierarquica e não envolve necessariamente mover-se em direção a níveis superiores e mais refinados de complexidade.

COMPORTAMENTO MOTOR – envolve alterações no aprendizado e no desenvolvimento, incluindo os processos maturacionais vinculados ao desempenho motor.
CONTROLE MOTOR – aspecto do aprendizado e do desenvolvimento que lida ou trabalha com o estudo de tarefas isoladas em condições específicas. 
HABILIDADE MOTORA – Consiste em uma série de movimentos realizados com exatidão e precisão.
DESENVOLVIMENTO MOTOR – alterações contínuas no comportamento motor ao longo do ciclo da vida.

22/03 - Modelo da ampulheta triangulada de Gallahue

O que é?

O modelo da ampulheta triangulada é um instrumento heurístico útil à conceituação,descrição e explicação do processo do desenvolvimento motor.

COMPORTAMENTO MOTOR – envolve alterações no aprendizado e no desenvolvimento, incluindo os processos maturacionais vinculados ao desempenho motor.
CONTROLE MOTOR – aspecto do aprendizado e do desenvolvimento que lida ou trabalha com o estudo de tarefas isoladas em condições específicas. 
HABILIDADE MOTORA – Consiste em uma série de movimentos realizados com exatidão e precisão.
DESENVOLVIMENTO MOTOR – alterações contínuas no comportamento motor ao longo do ciclo da vida.
Este modelo é muito interessante pois  ele trabalha com o modelo Heurístico* sendo assim não temos como dizer que o modelo esta certo ou errado mas se serve mais ou menos para o objetivo analisado. Neste modelo proposto Gallahue, Ozmun e Goodway  a ampulheta seria a pessoa e a areia seria o que compõem a vida. Essa "areia" da vida vem de duas vertentes uma vertente seria o hereditarismo e o outro o ambiental. A areia que vem do hereditarismo tem uma tampa no momento da concepção ganhamos o que nos constitui geneticamente e é somente essa quantidade de areia que vem para nossa ampulheta. Já a areia que vem do ambiente esta livre e sempre pode cair mais areia. 

Nas fases de desenvolvimento fundamental começamos a desenvolver movimento básicos como: correr, saltar, arremessar, apanhar chutar e defender. Esse movimentos não são algo natural da natureza humana, a criança necessita de oportunidades para praticar, entender, necessita de estimulação. E isso é necessário em todo tempo de desenvolvimento de movimentos básicos pra que eles possam ser aperfeiçoados e aprimorados. 

Como toda ampulheta uma hora é se faz necessário virá-la, neste modelo a idade estimada para a virada da ampulheta ocorre por volta dos 20 anos, porém os fatores sócio-culturais influenciam muitos então não é possível determinar uma data precisa.
A fase trágica de começar o esvaziamento da ampulheta é controlada por dois filtros: hereditariedade e Estilo de vida. O que é hereditário não é possível modificar já o de estilo de vida sim! 
Este filtro é determinado por coisas como aptidão física, estado nutricional, dieta, estresse, socio- cultural e religioso. Porém este modelo propoem que além dos dois filtros que nos auxiliam( ou não) que a passagem de areia seja mais lenta temos uma "alça de alimentação" que se chama: oportunidade de aprendizagem ao longo da vida. Então quanto mais oportunidades nos damos mais areias passa a entrar na ampulheta fazendo com que ele demore mais para esvaziar a areia da vida.
Para melhor entendimento segue imagem do modelo:


12/04 - Escalas de Avaliação

GMFCS – SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA
  • É uma escala principalmente utilizada para PC;
  • Tem sua  ênfase no sentar, transferências e mobilidade;
  • Classifica em 5 itens de acordo com a limitação funcional.


GMFM – MEDIDA DA FUNÇÃO MOTORA GROSSA
  • É uma escala utilizada principalmente com PC e Síndrome de Donw;
  • Existe o CD na biblioteca da FURB que auxilia na somatória da pontuação.
  • Escala longa com 88 itens porém muito utilizada.


FMS – ESCALA DE MOBILIDADE FUNCIONAL
  • A FMS classifica a habilidade de locomoção em três distâncias específicas, 5, 50 e 500 metros.


EDM – ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR
  • Desenvolvida por Francisco Rosa Neto;
  • Avalia motricidade fina; global; equilíbrio; esquema corporal; organização espacial; organização temporal e lateralidade.
  • Escala que precisa de muito treinamento para a aplicação ( na minha opinião) e tempo.


AIMS – ALBERTA INFANT MOTOR SCALE
  • Medi a maturação motora ampla de bebês desde o nascimento até a aquisição da marcha independente;
  • Composta por 58 itens, que são avaliados na seguinte divisão: supino (nove itens), prono (21 itens), sentado (12 itens) e de pé (16 itens);
OBS: Existem varias outras escalas porém coloquei as que achei mais pertinente para o assunto.


19/04 - Apresentação de Trabalho desenvolvimento motor inicial

O trabalho apresentado pela Amanda e Diandra falou sobre as fases iniciais do desenvolvimento humano tempo maturacionais e  reflexos. O trabalho foi feito em cima do livro Desenvolvimento motor ao longo da vida /Kathleen Haywood, Nancy Getchell ; tradução Ricardo D. S. Petersen, Fernando de Siqueira Rodrigues. -3.ed. - Porto Alegre : ArTmed, 2003.


26/04 -Apresentação de Trabalho Desenvolvimento da locomoção humana

O trabalho foi apresentado por mim e pela Patrícia. O desenvolvimento do trabalho doi feito a partir do capitulo 7 do livro desenvolvimento motor ao longo da vida. E parece que o capitulo foi selecionado especialmente pra mim, ao falar em desenvolvimento da locomoçao humana falamos também em outras habilidades de locomoção que vão muito além do rastejar, engatinhar, andar bipide e o correr. Saltar, saltitar, pular, galopar,escorregar e o Skipping são atividades que fazem parte da maioria das brincadeiras de crianças. São movimento que raramente chegam a se tornar proficiente em crianças que não desenvolvem algum esporte, mas que são muito utilizados. Como treino Parkour foi muito bom poder estudar essa parte do desenvolvimento motor. 
Segue nossos slides:
http://pt.slideshare.net/camilaschmoegel/trabalho-locomoo-humana

10/3 - Apresentação de Trabalho desenvolvimento balístico

O trabalho apresentado pelo Carlos e o Mateus falou sobre o desenvolvimento balístico e tratou sobre o arremesso, o chute, o voleio, rebate lateral e sobre o ombro.
Mostrando como a criança começa a executar a tarefa e como vai se tornando mais eficiente conforme vai tendo experiencias e se desenvolvendo. Vale lembrar que nem todos vão atingir o modo de execução proficiente, principalmente pela falta de pratica das atividades.

O trabalho foi feito em cima do livro Desenvolvimento motor ao longo da vida /Kathleen Haywood, Nancy Getchell ; tradução Ricardo D. S. Petersen, Fernando de Siqueira Rodrigues. -3.ed. - Porto Alegre : ArTmed, 2003.

24/05 - Apresentação de Trabalho desenvolvimento perceptomotor

Trabalho apresentado pela Ana e pela Dhuly foi no minimo curioso, confesso que o termo perceptomotor não me era famíliar. Durante a apresentação vi que não era tão distante assim esse conceito. Ver a percepção visual,espacial, do objeto cinestesica, auditiva e as corelações entre elas realmente faz ver o quão incrivel é o corpor da gente. Todas as ligações e entre os sistemas para juntar em uma unica formação realmente faz de nós uma obra perfeita.
O trabalho foi desenvolvido em cima dos capitulos 11 e 12 do livro Compreendendo o desenvolvimento motor a humano.

07/06- Pontos Chaves

Está aula foi feito uma pratica no laboratório a fim de nos ensinar pontos chaves para manejo da criança. Eu servir de "cobaia" para os primeiros manuseios.
Alguns deles eu já conhecia através do livro da Bly. Outros não, porém é esses pontos chaves são de estrema importância para nossa profissão, principalmente se escolhermos trabalhar com neuro pediatria. Pois nos auxilia de maneira muito eficiente.
Ao mesmo tempo o manejo não é algo que pode ser simplesmente aprendido, mas algo que deve ser treinado sempre e sempre por que é muito fácil de esquecer.
Porém eu só tenho a  agradecer a professora Cristiana por nos proporcionar esse tempo de aprendizado.

Material de apoio:
http://omnipax.com.br/livros/2011/FNP/FNP-cap3.pdf

 https://www.youtube.com/watch?v=jaIzRnGy3sQ - Video do Crefito 3

14/06 -  Aula sem aula


Neste dia a professora da matéria anterior não deu aula e a maioria da turma resolveu não ficar para a aula. Ficaram para a aula somente Patricia, Joice e eu. Como a professora decidiu não dar aula para nós somente, Patricia e eu decidimos fazer o vídeo de psicomotricidade solicitado durante o semestre.

Como estávamos na sala de aula utilizamos o que tínhamos: quadro negro, giz, bergamota e nossos corpos. E a gravação desses videos foram no minimo divertidas haha.
Demostramos o trabalho de motricidade fina com um labirinto e cronometramos o tempo de execução com a mão direita e esquerda.
Fizemos um alvo no quadro e testamos o arremesso com 3 tentativas com as duas mão.
Demostramos o trabalho de equilíbrio fazendo equilíbrio em um pé só, em ponta de pé em cocoras com olhos fechados.
São exercícios de motricidade fina e Global que fazem parte da psicomotricidade.

Material de apoio:
ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora. Porto Alegre : ArTmed, 2002. 136p, il. (Biblioteca ArTmed. Psicomotricidade).
NICOLA, Mônica. Psicomotricidade: manual básico. Rio de Janeiro : Revinter, c2004. 113 p, il.
ALVES, Fátima. Como aplicar a psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com amor e união.2. ed. Rio de Janeiro : Wak Ed, 2007. 177 p, il.

21/06 -  Apresentação dos videos e recuperação de aula


Nesta aula vimos como funciona o Pediasuit.
O pediasuit é um métodos de fisioterapia intensiva .Em 1971, o “Penguin suit” foi desenvolvido pelo programa espacial da Rússia. Este suit especial foi usado pelos astronautas em vôos espaciais para neutralizar os efeitos nocivos da ausência de gravidade e hipocinesia sobre o corpo: perda de densidade óssea, alteração da integração das respostas sensoriais, atrofia muscular, alteração da integração das respostas motoras, alterações cardiovasculares, e desequilíbrios homeostáticos 
O PediaSuit  é uma vestimenta ortopédica macia e dinâmica que consiste em chapéu, colete, calção, joelheiras e calçados adaptados que são interligados por bandas elásticas. 
Os objetivos do tratamento são:
• Neutralizar os efeitos nocivos da ausência de gravidade e hipocinesia sobre o corpo;

• Perda de densidade óssea;

• Alteração da integração das respostas sensoriais;

• Atrofia muscular;

• Alteração da integração das respostas motoras; 

• Alterações cardiovasculares.

Apresentação dos videos:
https://www.youtube.com/watch?v=VZVjrATwbP4&feature=youtu.be






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